segunda-feira, 6 de junho de 2011

Expectativas


Uma vez, a um bom tempo atrás, escrevi um post com um titulo parecido a este: "expectativas versos realidade". Hoje eu estava pensando a respeito daquela época, e cheguei a conclusão de que eu havia conceituado a palavra expectativa de uma maneira bastante errada. A maioria das pessoas acham que criar uma expectativa a respeito de algo é ruim simplesmente porque elas se decepcionam. Eu, por exemplo, já esperei muita coisa de onde eu sempre soube que não teria nada pra mim. E como conseqüência, minhas expectativas me levaram a decepção. Entretanto, hoje consigo ver o porque.

Pergunto a vocês, leitores, uma breve porém talvez complicada pergunta: Aonde tens depositado vossas expectativas? Na rocha, ou na areia?

Antes de reformular melhor a minha pergunta, vamos a definição da palavra expectativa.

Expectativa segundo o dicionário quer dizer esperança em meio a uma promessa.
Esperança significa expectativa de um bem que se deseja;
Promessa quer dizer compromisso.

Então, concluímos que, expectativa significa esperança em um compromisso, certo? Mas hein... Vamos voltar a fita. Parece tudo muito confuso, mas vocês já vão entender aonde tudo se encaixa. Se expectativa quer dizer esperança, então quando estou na expectativa, eu estou esperando que tal coisa aconteça. Mas... São poucos os que estão na expectativa e se questionam:

Porque eu estou esperando?
Pra que eu estou esperando?
Aonde esta espera vai me levar?

Certamente essas três perguntas respondem a minha pergunta inicial. As vezes, esperamos coisas que sabemos que não vamos ter. As vezes, esperamos coisas que sabemos que não tem um motivo. As vezes, esperamos coisas que sabemos que vão nos levar a decepção. Esperamos coisas fúteis, coisas que só vão nos fazer mal. Esperamos coisas que não vão nos dar a verdadeira felicidade que o ser humano tanto almeja. Esperamos em coisas que sabemos que vão nos frustrar com o tempo. E a grande pergunta é: Porque então esperamos?

Essa sim, pelo menos pra mim, é uma pergunta sem resposta. Simplesmente não tem um porque. Isso é como correr atrás do vento. Isso é como depositar uma expectativa na areia: logo o tempo passa, e ela é derrubada.

Com todos os meus poucos anos de vida, aprendi a esperar, a ter expectativas numa rocha. Uma rocha que diferente de seres humanos, jamais vai me decepcionar. Jamais vai fazer com que minhas expectativas se frustrem. Essa rocha é Jesus. Aprendi que quanto mais eu espero, quanto mais eu tenho expectativas com as coisas Dele, mais Ele me sacia, mais Ele me enche. O mais legal, é que a palavra decepção saiu do meu dicionário quando passei a por minhas expectativas em Deus. Ele é o único que nunca me decepciona, e que, pelo contrário, age de acordo com a minha esperança, com a minha expectativa, com a minha fé.

Vivam em expectativas pois Deus tem muito mais pra vocês!

6 comentários:

  1. Que legaaal, adorei o post!
    Bem criativo ein..
    http://aliceandkevelin.blogspot.com/
    Da uma olhadinha ai, e ve se gosta !
    Beijos e estou seguindo. :D

    ResponderExcluir
  2. Muito legal esse post.
    Já usei muitas palavras em momentos errados.

    cincronismo, por exemplo rs

    ResponderExcluir
  3. Oi, te seguindo.

    Tenta amanha seguir sim, em breve novos contos lá.
    Obrigado pelo comentário.

    me segue no twitter? @FilipePadula
    msn: filhodeosires@hotmail.com
    Assim podemos conversar melhor sobre ideias de blogs, gotei do seu, bem formulado e bonito

    ResponderExcluir
  4. A esperança é a última que morre.
    Eu particularmente, vou até o fim quando eu quero, confesso que fiquei frustrada, decepcionada, mas o final é recompensador!

    ResponderExcluir
  5. O post é muito bom!
    A esperança não é a última que morre, ela não morre!

    Gostrei do conteúdo do texto!

    ResponderExcluir
  6. Ah *_*
    Postagem legal Natália
    Como vc disse
    eu penso igual a outras pessoas...
    Na maioria das vezes não é muito bom criar expectativas não
    :S
    http://cantinhocomtudo.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Fique a vontade para expor suas opinões. Este espaço é exclusivamente seu.