domingo, 10 de julho de 2011

Que tipo de amigo temos sido?

Uma vez ouvi dizer que amor significa renuncia. Renuncia de suas vontades, de seus desejos para assim fazer o outro feliz. Me disseram que amizade é uma forma de amor. Mas quem seria capaz de renunciar algo por um amigo? Se já enxergamos essa situação difícil para com um conjunge, imagina para com um amigo?

João Batista era um homem enviado de Deus que batizava as pessoas e anunciava a vinda daquele que viria depois dele, no caso, Jesus. Creio eu que João tinha muitos seguidores, e era bastante conhecido no que fazia. Porém, ele era humilde. Sempre ao falar de Cristo, ele se humilhava para que Cristo pudesse ser exaltado. Em certo momento no livro de João (Capitulo 3, versículos 25 ao 30), alguns discípulos de João, disseram a ele: "Rabi (que quer dizer mestre) aquele homem que estava contigo alem do Jordão, (isto é, Jesus) do qual tens falado, está batizando as pessoas, e todos vão ter com ele!"

Digamos que batizar era a "função" de João Batista. Os discípulos de João acabavam de relatar que Jesus estava batizando também. João podia ter sentido uma "pontinha de inveja" de Jesus, ou ficado um pouco enfurecido pelo fato de que Ele estava "tomando" a sua fama. Será que as vezes ao vermos nossos amigos se saindo melhores que agente em certas coisas, não rola uma "pontinha de inveja"? Será que não ficamos enfurecidos, ou não nos sentimos injustiçados com isso? João podia muito bem ter se comportado de tal maneira.

Porém, mais uma vez, João se humilhou para que Jesus fosse exaltado. Ele respondeu aos seus discípulos: "O homem não pode receber coisa alguma, se não lhe for dada do céu. Vocês mesmos são testemunhas de que eu disse: Não sou o Cristo, mas sou enviado adiante dele. Aquele que tem a noiva é o noivo; mas o amigo do noivo, que está presente e o ouve, regozija-se muito com a voz do noivo. Assim, pois, este meu gozo está completo. É necessário que ele cresça e que eu diminua."

Me tocou de tal forma o amor que João expressou por Cristo ali, um amigo que ele pouco conhecia. Será que temos nos comportado como João? Que tipo de amigo temos sido? Será que temos compartilhado da mesma felicidade que nossos amigos quando eles conquistam algo, ou temos sentido inveja deles? Um amigo de verdade diminui para que o outro cresça! E a maior das provas de amizade e amor, quem deu foi Cristo. Ele se diminuiu, se humilhou aqui na terra. E pra que? Para que nós crescêssemos e tivéssemos a vida eterna.
Que possamos seguir o exemplo de João e Jesus, e nos tornar verdadeiros amigos como eles foram, - e no caso de Jesus, ainda é.

Um comentário:

  1. tava com saudade de ler seus textos ja *_*
    mais um texto showww *_* continue escrevendo dessa forma magnifica e ajudando a passar mensagens de Deus q com certeza sua vida irá muito longe nat *_*

    ResponderExcluir

Fique a vontade para expor suas opinões. Este espaço é exclusivamente seu.