sábado, 6 de novembro de 2010

FÉ. Até que ponto vai a sua?

Ontem eu comecei a ler o livro de Jó, na bíblia, e a história dele vem me chamando muito a atenção. Realmente, até onde li, a vida dele foi uma representação de fé. Pra quem não conhece, vou resumir:

"Jó era bom e honesto, temia a Deus e procurava não fazer nada de errado. (1:1). Ele era bem "rico" (1:3), mais ainda assim não se esquecia de Deus. Um dia, Satanas foi falar com Deus. O Senhor perguntou: (1:7)
- De onde você vem vindo?
Satanas respondeu:
- Estive dando uma volta pela terra, passeando por aqui e por ali.
Ai o Senhor disse: (1:8)
- Você notou o meu servo Jó? No mundo inteiro não há ninguém tão bom e honesto como ele. Ele me teme e procura não fazer nada de errado.
Satanás respondeu: (1:9-11)
- Será que não é por interesse próprio que Jó te teme? Tu não deixas que nenhuma mal aconteça a ele, à sua família e a tudo o que ele tem. Abençoas tudo o que Jó faz, e no país inteiro ele é o homem quem tem mais cabeças de gados. Mas, se tirasse tudo o que é dele, verás que ele te amaldiçoará sem nenhum respeito.Jesus então, permitiu que Satanás fizesse o que ele quisesse com Jó, exceto mal a ele mesmo. (1:12). E assim foi, Satanás tirou tudo que Jó tinha: as riquezas e os filhos que ele tanto amava. (1:13-20). Mas, mesmo assim, ele ajoelhou-se, encostou o rosto no chão e adorou a Deus. (1:21) E ai ele disse:- Nasci nu, sem nada, e sem nada vou morrer. O Senhor deu, o Senhor tirou: Louvado seja o Seu nome! "

De fato, essa é uma história de fé e fidelidade. Pensei em me colocar no lugar de Jó, pra pensar o que eu faria. Coloque-se também. Imagine, você ser a pessoa mais rica da sua região, ter muitos e muitos bens, e de repente perder tudo, num instante? Mas isso é o de menos... Agora, imagine, você ter dez filhos, e perder todos os dez de uma vez? Imagine a dor tremenda que você sentiria? Imagino que foi assim que Jó se sentiu. Como sabemos, Jó era um homem que temia a Deus acima de todas as coisas. A fé dele por Deus, ia além de muita coisa. Mas, será que ela iria além até de uma perca, como essas? Além de uma desgraça? A fé dele foi! Muito além disso. E ainda diz no versículo dez, do capitulo dois: "... Se recebemos de Deus as coisas boas, porque não vamos aceitar também as desgraças? - Assim, apesar de tudo, Jó não pecou, nem disse uma só palavra contra Deus." Isso é muito difícil de acontecer nos dias de hoje. Temos fé em Deus, confiamos nEle, o amamos, só quando as coisas estão boas. E quando as coisas estão ruim? Parece que já é típico do ser humano colocar a culpa em Deus, visto que Ele é tão poderoso e criou o mundo. "Pelo seu poder, o Senhor Deus fez a terra; com a sua sabedoria ele criou o mundo e, com sua inteligencia, estendeu o céu como uma barraca." (Jr 21:15). Mas assim como disse Jó, Deus dá, Deus tira! Nós nascemos nu, sem nada, e olha o tanto de coisa que Deus nos deu? Se Ele tira, é porque a algum lugar Ele quer chegar com isso. Provação? SIM! É nessas horas que Jesus vai ver se você é amigo dEle da mesma forma que Ele é da gente! Tem um louvor que não me lembro o nome, só lembro que ele diz: Vou passando pela prova dando Gloria a Deus! E é assim que tem que ser. Não devemos dar glorias ao Pai, somente quando estamos felizes, mas também quando as coisas estão ruim. "Esta alguém entre vós aflito? Ore. Esta alguém contente? Cante louvores." (Tiago 5:13). Pois ou aquilo não vem sido em vão. Alguma coisa Deus tem pra você com aquilo. "A aflição não brota da terra; a desgraça não nasce do chão: somos NÓS MESMOS que causamos sofrimento, tão certo como as faíscas das brasas voam para cima" (Jó 5:6-7)

3 comentários:

  1. até quando nao metem o pé com força!

    ResponderExcluir
  2. gostei, bem interessante e escrito o blog. Vou te linkar no meu blog.

    ResponderExcluir
  3. oLÁ EU VI seu blog e já estou te seguindo .
    Meu blog é: www.desconectadoo.blogspot.com

    Parabéns pelo blog*

    ResponderExcluir

Fique a vontade para expor suas opinões. Este espaço é exclusivamente seu.